10 frases do Pequeno Príncipe carregadas de sabedoria

0
21

Via Pensar Contemporâneo

As frases do Pequeno Príncipe iluminaram várias gerações. Aparentemente, este trabalho é apropriado apenas para crianças. No entanto, existem centenas de milhares de adultos no mundo que também desfrutam.

A coisa mais interessante sobre as frases de O Pequeno Príncipe é que elas são simples e profundas. Seu criador, Antoine de Saint-Exupéry, conseguiu escrever com um grande equilíbrio. É por isso que este trabalho transcendeu várias gerações.

Existem algumas frases do Pequeno Príncipe que merecem ser exaltadas e lembradas. Em seguida, veremos uma seleção de alguns delas. Muitas foram deixadas de fora, mas este pequeno inventário dá uma ideia da grandeza deste grande trabalho.

O Tempo – um tema comum nas frases do Pequeno Príncipe

O tempo é um dos problemas que freqüentemente aparecem em O Pequeno Príncipe. Essa frase, por exemplo, refere-se a ele: “Os homens não têm mais tempo para conhecer nada; compram, dos comerciantes, as coisas já feitas; mas como não há comerciante de amigos, os homens não têm mais amigos “.

Nesse caso, critica-se a pressa, o pouco tempo que dedicamos ao mais importante. É uma frase cuja mensagem é reiterada nesta outra: “Foi o tempo que você passou com sua rosa que a tornou tão importante”. Isso significa que o valor das coisas depende diretamente do tempo gasto com elas.

Sobre o caminho

O Pequeno Príncipe diz: “Andando em linha reta, não se pode ir muito longe”. Aqui nós falamos sobre a importância de quebrar a barreira da inércia. Variações e mudanças nos permitem avançar; Por outro lado, permanecer inalterado causa pouca evolução.

Olhe e veja

Esta é uma das frases mais citadas pelo Pequeno Príncipe. Diz: “Aqui está o meu segredo: só com o coração você pode ver bem. O essencial é invisível aos olhos “. Está relacionado com a diferença entre olhar com o coração e com os olhos. O coração vê muito além das aparências, permite o acesso à essência.

No deserto

Grande parte do enredo do Pequeno Príncipe se desdobra no deserto. Simbolicamente, em um território desabitado e inóspito. No entanto, Antoine de Saint-Exupéry convida você a vê-lo de outra maneira. Diz o seguinte: “A beleza do deserto é que em qualquer parte pode estar escondido um poço”. É um chamado à esperança.

Julgue a si mesmo e aos outros

Uma das frases do Pequeno Príncipe diz: “É muito mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se você pode se julgar corretamente, você é um verdadeiro sábio “. Pretende-se aí enfatizar a dificuldade que existe para olhar para si mesmo conscienciosamente. É sempre mais fácil ver erros ou falhas nos outros.

O significado das estrelas

Muitas das frases do Pequeno Príncipe enfatizam que a realidade não tem significado em si mesma. Em cada pessoa e suas experiências, dá sentido ao que existe. Ele diz isso muito bem aqui: “Quando olhares o céu à noite eu estarei habitante uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir. ”

Melhor aproveitar, do que raciocinar

Este extraordinário trabalho fala repetidamente sobre a sensibilidade como fonte de sabedoria. Em uma das seções, ele diz: “Nunca se deve dar ouvidos às flores. Apenas basta contemplá-las e sentir seu aroma. A minha perfumou meu planeta, mas eu não fui capaz de me alegrar com isso “. Isso significa que, às vezes, deter-se demasiado em palavras, evita desfrutar da essência das coisas.

A domesticação das coisas

A palavra “domesticar” tem um significado muito especial em O Pequeno Príncipe. Isso significa, como ele aponta, “criar vículos”. A este respeito, há uma bela frase que diz: “Só as coisas que são domesticadas são bem conhecidas”. Para “domesticar” algo, você tem que dedicar tempo. É o tempo e a domesticação que transforma pessoas comuns em seres especiais.

Às vezes ele chora um pouco

Associado ao acima exposto, uma das frases do Pequeno Príncipe também indica: “Quando você se deixa domesticar, corre o risco de chorar um pouco”. Isso significa que é inevitável sofrer quando você cria laços estreitos com alguém. Não há afeição que não implique um pouco de dor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here